top of page

Openthedoor vem com novidades incríveis

  • Foto do escritor: @tonfabricio
    @tonfabricio
  • 17 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Vocês já ouviram falar de Openthedoor? Caso não tenham ouvido falar dessa empresa diretamente, com certeza já conheceram alguns de seus projetos, jáque ela é uma das mais importantes produtoras de audiovisual focadas em ilustrações e animações.


Exatamente em 2017, a equipe decidiu tomar novos rumos, passando a produzir conteúdos próprios e também elaborando projetos para programadores, compradores, parceiros comerciais e o público, trabalhando com o audiovisual e a publicidade em paralelo.

E em 2019, a Openthedoor lançou um curta-metragem em animação 2D Drawing Life, de Luciano Lagares. A história mostra um desanimado caricaturista que passa a ficar inspirado quando encontra uma mãe com seu filho portador de uma doença degenerativa. Embora ele tenha dificuldades em se comunicar com o menino, nosso artista tenta trazer vida ao desenho. Uma incrível história ganhadora de três troféus no Anima Mundi 2019: Melhor Curta Brasileiro pelo Júri Popular, Prêmio Canal Brasil de Curtas e Prêmio All Dubbing (Prêmio com recursos de acessibilidade completa às animações).

Além disso, a obra recebeu destaque em festivais em nosso país e em outros também, como Melhor Filme de Animação no SPFF - São Paulo Film Festival 2019 e Melhor Roteiro na Mostra Nacional de Curtas no Lanterna Mágica Festival 2019. O sucesso foi tanto que Drawing Life foi a Melhor Animação e Filme do Mês no Eurasia International Monthly Film Festival 2019, na Rússia, e em 2020 a produção foi premiada na categoria de Melhor Curta-metragem no Kosice International Monthly Film Festival 2020, na Eslováquia. E se vocês acharam que acabou, se enganaram, pois a contemplação veio também no Ionian Contemporary Animation Festival ICONA 2019, uma parceira entre a Grécia e a Itália, com o segundo lugar na categoria Curta em Animação Profissional pelo júri e o Melhor Curta em Animação pela audiência.


Novidades por aí


Mãe e Filha é um curta-metragem direcionado a pessoas acima de 8 anos, estendendo-se até telespectadores de 30. Em sua história, temas delicados e necessários são abordados para crianças em situações mais vulneráveis. Embora o conteúdo da produção seja fantasiosa, sua intenção é voltada para educação e cultura, onde mostra uma criança traumatizada devido a uma separação problemática. A obra ainda está em pré-produção, porém já foi aprovado no ProMac, o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que tem incentivado a cultura no município através de mecanismo de renúncia fiscal.

Além disso, Knowledge, curta de apenas 3 minutos, é uma uma obra sobre a importância de estimularmos o conhecimento. Para quem ainda não conhecia, Knowledge foi finalizado em 2018 tendo o inglês como idioma, porém está sendo narrado em português para vir com tudo ao Brasil.


E em fase de pré-produção, está Hold On, curta que surgiu do longa-metragem homônimo. Neste drama fantasioso, temos Céu e Verena, duas andorinhas que testemunham conflitos ambientais, afetando a fauna e a flora. Com uma mensagem importantíssima para todas as idades.

Outra novidade é a segunda temporada de Lordson e Jesus, uma web série irreverente e ácida onde os protagonistas encaram as obrigatoriedades da sociedade para tentares se encaixar no quesito “cidadãos de bem”. A animação aborda situações e notícias do cotidiano com uma clareza bem pesada.


Parceiros conectados


A participação em eventos contribuiu para a expansão das fronteiras, surgindo parcerias com a produtora de áudio Squeak E. Clean, de Sam Spiegelman, e na trilha sonora da animação Drawing Life. Além disso, eventos como o Rio2C abriram caminhos para negócios com a Disney e o Cartoon Network, sem falar nos contatos junto à Viacom.


E em 2019, o mais importante evento de audiovisual da América Latina, o Ventana Sur, se aliou ao produtor de som Tauro, responsável por muitos filmes indicados ao Oscar, para desenvolver Hold On.


Enquanto que no MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo, seus projetos Joyce, Intermitente, OUT, Hold On e Lordson e Jesus participaram de negociações com canais e produtoras sobre mecanismos de produção e financiamento.

Muita coisa boa veio do Cinequest Film & Creativity Festival, festival de cinema independente anual realizado na Califórnia. Com isso, OUT foi selecionado na categoria top 50 em 2018 e em 2019 o curta Drawing Life foi finalista na categoria curta-metragem, concorrendo com filmes live action e animações do mundo todo, além de gerar, na edição de 2020. Incrível, não?


E agora vocês conheceram muito mais dessa excelente empresa. A Openthedoor cria, desenvolve e produz conteúdos únicos para filmes, séries, curtas e branded content com muita criatividade.

E vocês já estão empolgados com essas novidades assim como eu?? Comentem e nos sigam nas redes sociais!!

Commentaires


bottom of page