Os 10 maiores mentirosos da Cultura POP
- @luigienricky
- 1 de abr. de 2021
- 5 min de leitura
Hoje é comemorado o famigerado dia da mentira, o único dia do ano que as fake news tem graça (pelo menos é o que deveria ser), mas você sabe como surgiu o Dia da Mentira?
A versão mais conhecida para a data vem do século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro, devido a adoção do calendário gregoriano.
Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário, e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularizarão. Eram chamadas de "bobos de abril", recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril. Muita falta de sacanagem, né?
Para "comemorar" esse dia, vamos relembrar dos maiores mentirosos da cultura pop?
1 - AGATHA HARKNESS

Começando pelo membro mais recente da irmandade dos mentirosos compulsivos, temos Agatha Harkness que fez todo mundo de bobo em WandaVision. Ainda que sua contraparte dos quadrinhos fosse meio inescrupulosa e todo fã soubesse da verdadeira identidade de Agnes desde sua primeira aparição, todos fomos pegos de surpresa quando soubemos que não existia Mephisto nenhum e toda aquela confusão realmente havia sido arquitetada pela bruxa. Eu acreditei em você, parça!
02 - ANNALISE KIETING

Na maioria das vezes, as mentiras contadas na vida particular de Annalise é para tirar da reta alguma pessoa importante para ela. Mesmo assim, não podemos negar que ela não se importa nem um pouco em mentir na maior cara lavada, seja para ocultar assassinato, forjar a própria morte ou salvar um cliente que ela sabe que é culpado da prisão.
É preciso ser bem mentiroso e até um pouco inescrupuloso para ser um advogado em How To Get Away With Murder, não é mesmo?
03 - CERSEI LANNISTER

Se até agora você achou que eu peguei leve na escolha dos mentirosos, se prepara pro bagulho ficar louco. Cersei conseguiu se manter no trono de ferro praticamente durante toda a saga de Game of Thrones graças às alianças que fez e principalmente pelas mentiras. Todos os seus súditos achavam Cersei um exemplo de rainha e esposa devota.
A grande verdade é que ela sempre odiou o povo, passava pano para as maldades do filho mais velho, mentia para os reinos vizinhos para conquistar novas alianças, tramou o assassinato da nora fazendo parecer um acidente e, principalmente, todos os seus filhos eram fruto do seu amor com seu próprio irmão, mas é claro que todos pensavam que as crianças eram crias do antigo rei (que ela também odiava e queria morto). Essa é mentirosa mesmo, imagina Cersei no BBB?
04 - FLETCHER REEDE

Um dos mentirosos mais famosos da TV graças a Sessão da Tarde, Fletcher Reede é um advogado (de novo?) e mentiroso compulsivo. Ele não tem a menor dificuldade em inventar histórias mirabolantes para se safar de saia justa ou simplesmente por que não consegue parar de mentir. Você conhece pessoas assim que eu sei!
Por causa de tantas mentiras, Fletcher vê seu relacionamento quase acabar e, na tentativa inocente de salvar o casamento dos pais, seu filho faz um pedido de aniversário para que o pai não possa mais mentir por 24h e é aí que o advogado vê seu mundo desmoronar por não saber mais lidar com a verdade.
05 - HANS

Se tem algo nessa vida que me gabo é de não me deixar cair na lábia de pessoas como o Hans de Frozen, o que me fez sacar qual era a dele assim que apareceu, mas entendo se você for uma das milhares de vitimas desses olhos de cachorrinho sem dono.
Com um poder de persuasão gigantesco e uma facilidade de mentir na cara das pessoas como poucos, Hans enganou Anna após perceber a carência da princesa e o desejo de ser amada por alguém. Ainda que Elsa não tenha ido muito com a fuça do príncipe, nem ela poderia prever o quão malvado era o rapaz que chegou a tramar um plano maléfico que envolvia matar a princesa Anna e jogar a culpa na rainha para poder assumir o trono de Arendelle, muito mau!!!
06 - LOKI

Se você fizer sua lista de maiores mentirosos da cultura Pop, com certeza o Loki vai aparecer também. Não é a toa que ele é conhecido como o Deus da Trapaça. Apenas para citar alguns feitos do irmão de Thor para vocês: Fingiu a própria morte (várias vezes), se passou pelo pai, tramou para assassinar o irmão (várias vezes), se aliou a inimigos dos inimigos, fingiu arrependimento, mentiu para o Grandmaster e conquistou sua confiança e até para Thanos ousou mentir para conseguir uma das joias do infinito e conquistar a Terra. A parte boa disso tudo, é que a história de Loki na Marvel parece longe de acabar já que sua série estreará em breve no Disney Plus.
07 - OLIVE PENDERGHAST

Olive é o maior exemplo de uma pessoa que se beneficia pela mentira, mesmo que em algum momento isso se volte contra ela. Depois de contar uma mentirinha para sua amiga sobre o final de semana romântico que teve com um boy (que nunca existiu) e apimentar ainda mais as coisas pois não queria que todos soubessem da sua virgindade, Olive não se atentou que uma fofoqueira estudantil ouvia a conversa e espalhou para a escola toda o quanto ela era "vadia". Ao invés de se abalar com os boatos, a protagonista assumiu a persona de vadia e ganhou popularidade na escola passando a ser respeitada por todo mundo. É errado? É? Mas ela foi esperta no final das contas.
08 - OS SETE

Um grande exemplo de virtude, cidadania, temor a deus, respeito e a verdade acima de tudo é o slogan d'Os Sete (parece até discurso de campanha presidencial do nosso país, né?). Tão imaculados e amados por todos, na verdade o grupo de heróis de The Boys são apenas produto da mídia. Quando passamos a conhecer cada um, nos deparamos com nazistas, genocidas, estupradores, assassinos, sádicos e tudo de ruim que possa derivar dessas palavras. Mesmo aqueles que tentam não ser nada dessas coisas, acabam sendo tão corruptos quanto por passar um pano aos demais.
09 - PINÓQUIO

É claro que o primeiro mentiroso do cinema não poderia ficar de fora dessa lista. Na sua busca em se tornar um menino de verdade, Pinóquio descobre que se fizer coisas ruins como faltar a aula, andar com más companhias, fumar, beber, etc, não será tão fácil assumir na hora de explicar para um adulto (ou uma fada), e a melhor forma de se livrar de uma enrascada é aumentando as histórias e enfeitando os fatos um pouquinho. O que ele não contava é que a cada mentira o seu nariz ia crescendo cada vez mais. Essa foi a forma que Carlo Collodi encontrou para mostrar às crianças que a mentira sempre será descoberta no final pois ela está bem na sua cara.
10 - USOPP

Será muito difícil você encontrar um personagem mais mentiroso que Usopp de One Piece. Começando pelo fato de ele ter sido inspirado no próprio primeiro mentiroso do cinema, Pinóquio.
Usopp é tão mentiroso, mas tão mentiroso que inventa até doenças para não fazer algo que tenha medo. Tipo quando a gente fingia que tinha dor de cabeça pra não ir pra escola só que multiplicado por 1000. Acontece que Usopp nem sempre mente apenas para se safar. Quando conhecemos o pirata, ele fica contando várias mentiras para uma amiga muito doente na intenção de amenizar seu sofrimento e mais tarde descobrimos que todas essas mentiras são uma forma que ele encontrou para lidar com a própria dor da perda e abandono dos seus pais. Triste!
Que outro mentiroso ficou de fora da lista? Qual a maior mentira que você já contou no dia 1º de Abril? Conta pra gente!!!
Comments