6 Personagens indígenas mais importantes da cultura pop
- marianafrancomague
- 19 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2021
No dia 19 de abril comemora-se o Dia do ̶Í̶n̶d̶i̶o̶ Indígena, a data foi estabelecida em 1940 na Convenção Indígena Interamericana com o intuito de lembrar, preservar e ensinar sobre a cultura e luta deles. Como parte tão importante da população mundial, é obvio que os representantes indígenas também dariam as caras na cultura pop, ainda que em muitos casos de forma estereotipada ou pejorativa, infelizmente!
Para homenagear os primeiros habitantes, listarei os personagens indígenas da cultura pop que todo nerd precisa conhecer!!!!
1. Tainá

Um clássico do cinema nacional infantil, com certeza você lembra da pequena Tainá (Eunice Baia). Acompanhamos sua história em dois filmes lançados em 2000 e 2004. A trama seguia a protagonista que morava na Amazônia em sua aldeia junto com o seu avô.
Ambos os filmes abordavam a questão do desmatamento e tráfico de animais em extinção, uma temática infelizmente ainda muito atual. Além disso, a franquia visava amenizar o preconceito e até um certo medo perante a população indígena, colocando Tainá para interagir com pessoas não indígenas, mostrando que apesar das diferenças, todos devemos nos respeitar.
2. Pocahontas

Pocahontas é uma nativo-americana e o filme da dona Disney foi inspirado em uma história real que aconteceu nos EUA na época da colonização britânica, mais especificamente em 1604. Infelizmente a história real é bem mais trágica que o conto de fadas criado pela Casa do Mickey (que passou um pano brabo).
Quando o colono inglês John Smith é capturado pela aldeia da jovem, ela se coloca na frente do pai para proteger o homem, mas na história real Pocahontas tem apenas 14 anos, então não tem romance nenhum entre os dois como na animação, mas a mensagem de igualdade, não violência e união é muito bem passada.
3. Nightwolf

Entrando nos mundos dos games, em Mortal Kombat 3, conhecemos o Nightwolf, que é inspirado nos apaches, povo que vive na região do Texas e Arizona, famosos pela habilidade em combate.
O personagem utiliza de sua conexão espiritual com seus ancestrais para favorecê-lo nas batalhas, onde ele utiliza sua principal arma, o Tomahawk, que é uma ferramenta muito utilizadas pelos indígenas americanos, tendo várias utilidades, tanto para atividades diárias como para batalhas.
Ele foi um personagem criado pelos fãs que caiu nas graças dos players e devido ao seu destaque nos últimos jogos da franquia, esperamos vê-lo no novo Filme de Mortal Kombat que deve estrear logo.
4. Miragem

A jovem mutante é membro dos Novos Mutantes nas HQs, descendente do povo Cheyenne, muito famosos por suas guerreiras exemplares, éticas e honradas, além de terem uma grande conexão com a natureza.
Foi acolhida pelo Professor Xavier após a morte dos pais e do avô, passando a frequentar as aulas e aprender a controlar seus poderes, que consistem em projetar os maiores medos de seus adversários, além de ter uma conexão mental com os animais, podendo ler as suas mentes. Miragem também está presente no filme dos Novos Mutantes!
5. Iracema

um clássico da literatura brasileira que já foi adaptado para filme, estamos falando de Iracema, o maior pesadelo da minha e da sua adolescência. O livro foi publicado em 1865 pelo autor brasileiro José de Alencar.
A intenção de Alencar não era contar uma história real, o objetivo era criar uma lenda para que os brasileiros no futuro tivessem heróis para se orgulhar, a trama conta de uma maneira muuuuuuito romantizada a história de amor entre a indígena tabajara Iracema e o colono português Martin.
Por conta da linguagem difícil contendo palavras em guarani e tupi, o livro precisa ser lido com algum contexto, tendo as devidas explicações, o livro narra uma bela jornada que enaltece os melhores aspectos do Brasil Colonial.
6. Pássaro Trovejante

John Proudstar, o jovem que iria se tornar o Pássaro Trovejante nasceu em uma reserva apache no Arizona e já durante sua infância e adolescência se provou um grande guerreiro seguindo a tradição de seus ancestrais.
John era muito fiel aos antigos costumes apaches, diferente dos seus companheiros de reserva, por tal motivo ele decidiu servir a marinha dos EUA, após seus poderes se manifestarem, Xavier o recrutou para a segunda equipe dos X-Men, porém tragicamente em sua segunda missão ele acabou morrendo após tentar impedir um vilão de fugir em um avião (triste né?)
Comentarios