Oscar 2022 | Apresentando os Ricardos - Luz, Câmera e... Mediocridade
- Giulia K. Rossi
- 22 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
A corrida para o Oscar 2022 continua, e está na hora de falar sobre o filme de Aaron Sorkin, Apresentando os Ricardos. O longa estrelado pela talentosíssima Nicole Kidman acompanha um pouco sobre a história dos astros de uma das sitcoms mais marcantes da televisão americana. Mas apostando na nostalgia e no peso do icônico casal, a produção realmente possui uma trama que vale a pena ser contada?
A comédia dramática segue a produção da famosa série estadunidense "I Love Lucy" (Eu amo Lucy), e acompanha o casal de estrelas dentro e fora das telas, Lucille Ball (Kidman) e Desi Arnaz (Javier Barden), enquanto enfrentam três grandes crises, que são capazes de não só pôr fim às suas carreiras, como também ao seu casamento.

Nós amamos Nicole Kidman
Apresentando os Ricardos não recebeu uma nomeação na categoria de "Melhor filme" (já vamos perceber porquê), mas rendeu merecidíssimas indicações para Javier Barden e Nicole Kidman como "Melhores Atores". A atriz, inclusive, já levou o Globo de Ouro deste ano, e não surpreende em nada se levar a tão esperada estatueta dourada.
De fato, o ponto alto da obra está em seu elenco, em especial a interpretação de Kidman, que se encaixa perfeitamente no papel de Ball (ainda que Debra Messing tenha se mostrado extremamente capaz de reviver Lucille em Will & Grace). Sem dúvidas, a atriz entrega uma atuação impecável e uma caracterização notável, que dá força ao roteiro do longa, o qual, por sua vez, é uma bagunça.

Menos é mais
Infelizmente, Sorkin foi um diretor um pouco ambicioso demais para o seu próprio bem. O filme quis contar tanta coisa ao mesmo tempo, que nada foi contado direito. A série de acontecimentos se constroem em uma linha do tempo confusa, que se perde entre o passado e o futuro e dificulta a compreensão dos telespectadores, especialmente daqueles que não estão familiarizado com a história de Ball e Arnaz.
O emaranhado de acontecimentos também ofusca grandes histórias, que são completamente desperdiçadas ao longo do filme. Afinal, estamos falando de uma mulher na televisão em uma época extremamente conservadora, onde até falar a palavra "grávida" era proibido! Definitivamente o machismo e o preconceito poderiam ter sido grandes destaques do longa, mas, ao invés disso, foram jogados como meros detalhes, escondidos atrás de escândalos menos relevantes, tais como a traição de Desi.

"Fatos reais"
De modo geral, Storkin não poupou artifícios para intensificar o drama em Apresentando os Ricardos. Por um lado, Kidman e o restante do elenco são mais do que capazes de cumprir a carga dramática exigida, entretanto, nem mesmo atores talentosos fazem milagre e, no fim, o roteiro cai nas suas próprias armadilhas, resultando em um clímax fraco e pouco tempo para solucionar todos os conflitos que criou.
Ainda que baseado em fatos reais, o filme ganha suas próprias reviravoltas cinematográficas, porém, como de costume, os erros históricos dificilmente compensam. E esse caso não foi nenhuma exceção. Com fortes atuações e uma fotografia bem elaborada, Apresentando os Ricardos entretêm na maior parte do tempo, contudo, não faz mais do que isso. Ironicamente, entre muitas coisas que definiram Lucille Ball, medíocre não é uma delas.

Comments