top of page

#TBT | Homem de Ferro - O início do MCU como conhecemos

  • Foto do escritor: marianafrancomague
    marianafrancomague
  • 4 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Tony Stark é conhecido por ter feito muita merda, e no final ter salvado a galera toda da merda que ele fez, maaaas, o Tony que vimos se sacrificar lá em Ultimato (calma que eu ainda não superei esse fato), não é o mesmo personagem do seu primeiro filme solo, então hoje vamos relembrar do primeiríssimo Homem de Ferro no nosso #TBT.


Boy lixo que fala


Pensa naquele cara hétero top da balada, agora adicione uma herança bilionária e, pronto, temos Tony Stark (Robert Downey Jr.) na primeira hora de filme. Ele se achava a última bolacha do pacote, sem mencionar o jeito como ele tratava as mulheres que se relacionava... até que deu muito ruim pra ele.


Para quem não conhece a história a fundo, Tony é filho de Howard Stark, (já falecido), fenomenal cientista que revolucionou a indústria armamentista americana, tendo participação até mesmo no Projeto Super Soldado (até as coisas começarem a dar errado). Mas, o que você precisa saber é: depois que o pai morreu, Tony ficou com a empresa nas suas mãos, porém, sem um pingo de maturidade.


Acorda pra vida rapaz


A vida dele muda pra sempre quando, após a demonstração do novo míssil das Industrias Stark no Afeganistão, ele sofre um ataque e é sequestrado por terroristas da região, trancado em uma caverna sob ameaça de morte, se não construísse uma replica do novo lançamento para uso terrorista.


Não antes de ter a vida salva por Yinsen (Shaun Toub), que utiliza de um eletroímã para impedir que os destroços da bomba atinjam o coração de Tony, ainda na caverna esse dispositivo seria aperfeiçoado pelo próprio Stark, acoplando-o a um reator em miniatura, que futuramente seria o “combustível” de sua armadura.


Nunca é tarde pra fazer diferente


Então, com a ajuda de Yinsen, ele cria o primeiro protótipo do Homem de Ferro para escapar dos sequestradores e, ao voltar par casa, ele fecha totalmente a divisão de armas da empresa e faz da armadura o seu projeto secreto, pois ao ver o legado de seu pai sendo usado por terroristas, ele muda drasticamente sua opinião sobre armas.


Ele deixa de ser meio babaca, prepotente e arrogante? Não, mas agora seu propósito é fazer das Industrias Stark uma ferramenta de proteção e não de ataque, o que não deixou Obadiah Stane (Jeff Bridges), seu mentor na empresa, nada feliz. E é ele que se revela o mandante do sequestro de Tony e o verdadeiro vilão dessa história.


Ele não chegaria vivo no segundo filme se não fosse a Pepper


Eles não são um casal de fato no primeiro filme, mas aqui já fica bem claro que um morreria pelo outro sem pensar duas vezes. Mas não se engane, Pepper (Gwyneth Paltrow) também sofria com o jeito machista do patrão, só que a diferença era que Pepper não abaixava a cabeça para essas atitudes.


Porém, ele só percebe o quão f@da ela é, depois que se dá conta que a única pessoa que ficou ao lado dele, mesmo na hora que todos achavam que ele tinha pirado, e que sempre estaria lá, era ela. Ele mesmo verbaliza “você é tudo que eu tenho”, e isso realmente é verdade, pois eles só conseguem derrotar o vilão juntos (casalzão que eu amo).


O início dos Vingadores


Durante todo o filme, temos o nosso querido Agente Coulson (Clarck Gregg) orbitando a trama principal, nos dando pequenas dicas do que veríamos nos próximos filmes da Marvel, nos introduzindo a S.H.E.I.L.D, para que na cena pós créditos fossemos apresentados a Nick Fury (Samuel L. Jackson), que então recrutaria Tony para a Iniciativa Vingadores.


Homem de Ferro foi o início do MCU como a gente conhece, e todo fã da Marvel que se preze deve assistir esse filme incrível.

Comments


bottom of page