top of page

#TBT | Pinóquio - O clássico que marcou a história da Disney

  • Foto do escritor: marianafrancomague
    marianafrancomague
  • 13 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

No #TBT de hoje vamos entrar no túnel do tempo e voltar para o ano de 1940, época em que Walt Disney ainda era apenas Walter Elias Disney, um cara com sonhos grandes que acabara de lançar o primeiro longa-metragem animado da história, Branca de Neve e os Sete Anões, mas não é desse clássico que estou falando, hoje vamos relembrar o segundo longa animado da Disney Animation Studios, Pinóquio.


Walt teve a ideia de adaptar a historia de um romance publicado na Itália em 1883, e investiu uma fortuna na época, US$2,3 milhões, e viu retornar "apenas" US$1,5 milhões, o filme foi prejudicado por ser lançado em plena Segunda Guerra Mundial, onde o relacionamento entre os EUA com os países da Europa e Ásia não andava muito bom, mas apesar disso o longa virou um clássico da Era de Ouro, aclamado pelo publico e pela critica até hoje.


Relembrar é preciso!


Você deve estar pensando que lembra da história de Pinóquio de cor e salteado (eu também pensava até rever o filme), mas essa trama tem mais plots que você lembra, vamos começar pelo início.


O filme começa com a musica “Se Uma Estrela Aparecer” tocando ao fundo, e caso você não esteja reconhecendo pelo nome, basta lembrar da abertura do ultimo filme da Disney que você viu (a parte do castelinho) a musica que toca é essa, em seguida vemos o Grilo chegando a casa de Gepeto e observando a criação de Pinóquio.


Lembra da estrela, é pra ela que o marceneiro pede que faça de Pinóquio um menino de verdade, então a Fada Azul realiza seu desejo enquanto ele dorme, e faz do Grilo a consciência do menino, e então no dia seguinte Gepeto o manda para a escola, e é nesse momento que o filme fica bem louco.

As ideia de girico da Fada Azul...

Diga-me com quem tu andas que direi se és tonto!


No caminho da escola Pinóquio é enganado por dois malandros que o levam para ser atração de circo, porem o dono do negocio o prende em uma gaiola, então a Fada Azul o ajuda a escapar, mas avisa que se ele não for sincero corajoso e generoso, nunca será um menino de verdade. É aqui que acontece a cena clássica do cinema em que O menino de madeira mente para fugir de encrenca e seu nariz cresce!


Eis então que o menino é manipulado pelos mesmos bandidos (ai já é burrice demais até para uma marionete) que o leva para Ilha dos Prazeres, onde os meninos podem beber, fumar, destruir tudo que quiserem, alias isso puxa uma tremenda critica social, pois na época fumar essa considerado cool para a sociedade.


Mas com o tempo esses meninos eram transformados em burros, alias a cena de um deles virando burro me deu arrepios, e la vai o Grilo limpar a bagunça do Pinóquio de novo, e quando você acha que não pode acontecer mais nada, eles descobrem que Gepeto acabou engolido por uma baleia ao procurar pelo filho, então os dois arranjam um jeito de serem engolidos também (to falando, esse filme é tragédia atrás de tragédia).

Ingenuidade tem limite meu consagrado!

Chegando no final do filme Pinóquio e Gepeto fazem uma grande fogueira e induzem a baleia e espirrar eles para fora, e depois dessa saga interminável de perrengues o boneco de madeira finalmente se torna um menino de verdade.


Apesar de ter uma história relativamente (bem relativamente mesmo) simples, o filme passa muitas mensagens e lições importantes, como sempre ser honesto, generosos e valente, e sempre ouvir sua consciência ao invés de seguir o caminho mais fácil.


Pinóquio esta disponível no Disney+









Comments


bottom of page